top of page

Como criar hábitos mais sustentáveis?

  • 16 hours ago
  • 3 min read

Ajudar o meio ambiente está diretamente ligado a saúde e bem estar da população e segundo especialistas hábitos simples podem mudar a qualidade de vida

 

por Luiza Borgli

 

Segundo os Indicadores Temáticos de Práticas Ambientais e Biotecnologia, apresentados na Pesquisa de Inovação Semestral realizada pelo IBGE em 2023, 89,1% das médias e grandes indústrias brasileiras implementaram ao menos uma prática ambiental, como reciclagem ou eficiência energética. Combater as mudanças climáticas e evitar desastres ecológicos é também cuidar do bem-estar coletivo, da saúde da população e da qualidade de vida nas cidades, ao reduzir a poluição, preservar recursos naturais essenciais e garantir condições mais seguras e sustentáveis para as atuais e futuras gerações.

 

Em um mundo em que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que quase uma em cada quatro mortes globais está diretamente relacionada a condições ambientais adversas, torna-se imprescindível a adoção de hábitos mais sustentáveis. Ainda de acordo com a instituição, cerca de 24% de todas as mortes no mundo são atribuídas a fatores ambientais, como poluição do ar, água insegura, solo degradado e mudanças climáticas.

 

Um fator que está diretamente ligado à saúde é a forma como os alimentos são produzidos e consumidos.  Os pesticidas são substâncias potencialmente tóxicas ao ser humano, com efeitos que variam conforme a dose e o tipo de exposição. A ingestão desses resíduos por meio da alimentação pode provocar efeitos agudos, como intoxicações, ou efeitos crônicos, associados a riscos de câncer, distúrbios reprodutivos e outros problemas de saúde. Antônio Mauro Saraiva, professor Universidade de São Paulo e coordenador do projeto USP Sustentabilidade, afirma que algumas atitudes verdes, mesmo que pequenas,  podem impactar diretamente na forma como vivemos:

“A gente consome muito, muito e mal, muito e mal. A gente consome muita energia de outros tipos, né? É muita água, é muito alimento  e mal. Mal porque a gente desperdiça energia, água, alimento. Mal porque a gente compra alimentos ruins, né? Então, também consome energia ruim, por exemplo, petróleo. Você vê o poço, viu? Então, acho que em cada uma dessas ações, isso vai… sabe aquelas coisas básicas.   De como é que você consome, como é que você prepara alimentos, o desperdício, desperdício. Acho que, realmente, aquilo que não dá para usar, você joga no lixo ou você composta. Energia: se você apaga a luz, se você desliga, fecha a água, toma banho do jeito mais sustentável, né? São coisas mínimas, parece besteira, e a gente entende como besteira. Para a gente, assim, é muito fácil, ‘bestinha isso’, é fácil fazer.”

A adoção de hábitos sustentáveis também fortalece a cidadania e a ação coletiva.Na cidade de São Paulo tem muitos espaços gratuitos que ajudam o planeta e a população a fazer a diferença. Um exemplo é a  Horta do CEPEUSP é um projeto de agricultura orgânica comunitária localizado dentro da Cidade Universitária, em São Paulo, que tem como foco a sustentabilidade, a agroecologia e o fortalecimento do vínculo entre alimentação e meio ambiente.

A iniciativa funciona por meio de mutirões semanais, realizados às quintas-feiras, das 9h às 14h, abertos à comunidade, e reúne atividades de plantio, colheita e compostagem, além de oficinas sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), promovendo educação ambiental e práticas alimentares mais saudáveis.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo desenvolve diversas iniciativas específicas para ampliar a reciclagem e a compostagem na cidade, com informações e serviços disponibilizados para cidadãos e organizações interessadas em participar. Um exemplo é o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis”, que coleta resíduos orgânicos das feiras livres e os encaminha para os cinco pátios municipais de compostagem, onde o material é transformado em composto orgânico de qualidade e reaproveitado em jardins e áreas públicas.

Já o Movimento Recicla Sampa é uma iniciativa apoiada pela Prefeitura de São Paulo e desenvolvida em parceria com as concessionárias responsáveis pela coleta de resíduos na capital, com o objetivo de ampliar a coleta seletiva e estimular a separação correta dos materiais recicláveis dentro das residências. Por meio de uma plataforma digital com vídeos, tutoriais, mapas, dicas e conteúdos educativos, o Recicla Sampa oferece informações sobre os serviços de coleta, horários por região, pontos de entrega voluntária de recicláveis e orientações sobre como reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários, incentivando mudanças de hábito que impactam diretamente a economia circular e a redução de lixo urbano .

Para mais informações sobre essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo e outras ações de reciclagem, compostagem e gestão de resíduos na cidade, acesse o portal oficial da administração municipal em https://prefeitura.sp.gov.br

A Central de Notícias da Rádio Star Sul é uma iniciativa do Projeto “Paulo Vanzolini”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

PARCEIRO

bottom of page