top of page

Bienal do Livro 2026: Como o evento impulsiona novos autores

  • 12 minutes ago
  • 3 min read

Enquanto discute o diálogo entre literatura e inteligência artificial, o evento no Distrito Anhembi se consolida como o principal palco de visibilidade para escritores contemporâneos.


por Laina Moraes


A 28ª Bienal internacional do Livro São Paulo 2026, tem data marcada para acontecer, entre os dias 4 e 13 de setembro, no distrito Anhembi. Com o tema “Palavra e futuro”, vai discutir como a literatura dialoga com tecnologia, inclusão e sustentabilidade.

O evento irá oferecer Debates sobre inteligência artificial aplicada à escrita e acessibilidade editorial; Espaços dedicados à literatura indígena e afro-brasileira, reforçando diversidade e representatividade; Oficinas de escrita criativa, atividades para crianças e adolescentes, contação de histórias e ilustrações ao vivo.

Além de uma área descrita como: “Palavra Digital”, com discussões sobre audiobooks, e-books e plataformas de autopublicação e homenagens a clássicos brasileiros, como Guimarães Rosa e Carolina Maria de Jesus.

Conversamos com a escritora do livro “Sonho e pesadelo”, Marina Dutra, que publicou seu livro durante a bienal de 2024 que ocorreu em São Paulo, ela nos explicou que durante o lançamento, nas redes sociais graças ao evento, mais vídeos e conteúdos sobre o produto eram entregues as pessoas, ela considerou fato que a bienal trouxe mais pessoas que não conheciam sobre o livro vir a ter um interesse: “Então sempre é uma oportunidade muito legal da gente alcançar novas pessoas que podem estar querendo ler justamente o que a gente escreveu e não sabem nem que existe.

Entrevistamos também a autora do livro “Sonata de Pólvora” Kai Sodré, que comentou o quanto a Bienal impactou nas vendas e na divulgação do seu trabalho: “A Bienal fez todo o trabalho, na verdade, porque o público, o leitor, ele já está lá, e o meu livro, Sonata, esgotou no lançamento. Então, todos os exemplares que tinham sido feitos no lançamento foram esgotados lá e não foram poucos exemplares, eu comecei como uma autora totalmente desconhecida. Eu nunca tinha feito nada assim grande”.

Expectativas 2026

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2024) consolidou-se como um marco histórico, atraindo 722 mil visitantes ao Distrito Anhembi, ocupando 75 mil m² com 227 expositores. O evento registrou recordes de vendas, com 3,65 milhões de livros vendidos.

A expectativa desse ano para Kai Sodré é mais um sucesso de vendas, com o 2º volume de sua saga, que terá seu lançamento novamente na Bienal do Livro, e como também faz parte do público leitor, ela conta que a inspiração para o lançamento vem de outros autores(as), ela prepara aquilo que gostaria de receber ou participar: “Então, a gente vai ter os extrinhas também, vão ter extras exclusivos só para o momento do lançamento e um concurso de cosplay. Então, eu vou esperar o pessoal de cosplay lá para a gente fazer uma baguncinha legal com o lançamento do livro dois.”

Já para Marina Dutra, a Bienal desse ano será para divulgação e conhecimento do seu público atual, além de um contato maior com os fãs: “Então, a minha expectativa vai além de aumentar o contato com o público, mas ser vista, ser lembrada.”

Mais informações sobre a Bienal do Livro 2026, você encontra no site do Distrito Anhembi ou no Instagram da Bienal do Livro, informações sobre ingressos até o momento- (02 de fevereiro) - não foram divulgadas.

A Central de Notícias da Rádio Star Sul é uma iniciativa do Projeto “Paulo Vanzolini”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

PARCEIRO

bottom of page