Projeto social no Jabaquara empresta órteses e apoia asilos
- forumfdc
- Mar 18, 2022
- 3 min read
Updated: Mar 31, 2022
Instituição filantrópica existe há quase oito anos e conta com doações para manter os trabalhos
Reportagem: Aline Thais
Quem já quebrou a perna sabe que pelo menos por um período a vida muda. É preciso usar muletas, cadeira de rodas, cadeira de banho. Tudo isso tem um custo, muitas vezes alto, e é preciso um investimento em órteses que serão usadas por um prazo determinado. E se fosse possível pegar emprestado de alguma instituição, ainda mais em tempos de crise? Esse lugar existe e se chama Clube da Bengala, uma das iniciativas da Assume (Associação Para Um Mundo Melhor), entidade filantrópica que existe há quase oito anos e cuja sede está localizada no Jabaquara, na Rua Calasans, 200.
O trabalho com voluntariado do presidente da Assume, o corretor de imóveis Souza da Viola, começou há 25 anos. Sua atuação sempre foi em asilos, seja levando doações, seja indo ao local para apresentações de música. Em dado momento, Souza notou que a ajuda esporádica tinha que ser permanente. “A gente viu que no Natal e tudo mais os abrigos estavam abarrotados de alimento e chegava fevereiro, março, tinha velhinho passando fome, literalmente.”
Com um grupo de voluntários, a Assume foi criada para prestar apoio para esses asilos, a maior parte deles em áreas periféricas da cidade. Todo tipo de material é arrecadado e enviado para as instituições, desde alimentos até produtos de limpeza e higiene, roupas, calçados e medicamentos. “O resultado foi fantástico, os abrigos fizeram assim, a gente evitou que fechassem dois abrigos lá na região do Embu, abrigos que o juiz já estava assinando lá para fechar porque não tinha condições, aí chegou ‘olha a Assume vai ajudar a gente, tal, tal, tal’ e em seis meses eles se reergueram.”
Há cerca de três anos, Souza tinha na garagem cinco ou seis andadores que não estavam sendo utilizados. Teve então a ideia de anuncia-los na internet para empréstimo, dando início ao Clube da Bengala. A iniciativa foi um sucesso e os pedidos de empréstimos e ofertas de doações começaram a chegar em grande volume. Um comerciante amigo ofereceu uma sala para armazenar as órteses, até que a doação de um terreno deu origem à sede onde hoje estão inúmeras bengalas, andadores, cadeiras de rodas, muletas, botas ortopédicas entre outros inúmeros itens para empréstimo ou doação para os asilos.
Souza contou que no ano passado a busca pelos empréstimos aumentou expressivamente. “A gente tá buscando parceiras com associações, igrejas, templos, mesmo casas particulares para serem pontos de recolhimento de equipamentos, porque o Clube da Bengala, o site, está com uma visibilidade bastante grande, bastante boa. E ele caiu na malha de saúde pública no ano passado. Então as UBSs, hospitais, clínicas, estão todos mandando os clientes procurarem o Clube da Bengala. Consequentemente a nossa demanda aumentou 25 vezes no ano passado. Só que a demanda que aumenta é das pessoas que precisam e não das pessoas que doam. Então a gente está buscando parcerias para serem pontos de recolhimento.”
Então você já sabe, se precisar de uma órtese, entre em contato com a Assume pelo site www.assume.org.br ou pelo whatsapp 11 97087-7122. Esses contatos também servem para quem puder ajudar com doações ou algum tipo de trabalho voluntário, com os pontos de doações que eles precisam criar.
A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Elas que lutem: quem vai isolar o racismo?. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments