top of page
Search

Prefeitura pretende proibir que pessoas em situação de rua armem barracas nas ruas da capital. 


A prefeitura da cidade de São Paulo, tomou a decisão de não permitir que pessoas em situação de rua montem suas barracas em vias (calçadas) da cidade, pois ela alega que isso atrapalha o fluxo de pedestres que passam por essas vias diariamente. Sabemos que isso é um fato, porém o que indignou representes de instituições e movimentos que são engajados na causa das pessoas em situação de rua, foi o modo com que essa atitude foi tomada pela prefeitura, que não apresentou nenhuma solução para o problema, apenas retirou as barracas das vias e não direcionou as famílias que lá estavam para albergues, abrigos ou para os hotéis sociais.


Tivemos a oportunidade de conversar com, Robson César Correia integrante da coordenação estadual do Movimento Pop Rua, sobre toda essa situação pois todos nós temos a consciência de que as atitudes tomadas pelos governantes acabam gerando algum tipo de reflexão para a sociedade, e nesse caso para a população paulistana. Existem outras maneiras de conduzir essa ação da prefeitura, Robson acredita que a forma mais correta seria: “Políticas públicas porque para não permitir barracas em primeiro lugar se deve pensar na questão habitacional da população, depois de ter um local definido para encaminhar essa população para abrigo que tem condições de moradia e alimentação, não separando famílias”.


A população de rua vem desde 2017 utilizando barracas para se abrigar, que foi quando surgiram as primeiras doações de equipamentos comuns em áreas de camping. Mas um ato da prefeitura, no entanto, determina a retirada de objetos caso estejam atrapalhando pedestres. Em nota, a prefeitura disse que, na operação, não são recolhidos objetos de uso pessoal, apenas itens que caracterizam estabelecimento permanente em local público, quando impedem a circulação de pedestres e veículos, como camas, sofás e outros itens que não sejam caracterizados como sendo de uso pessoal.

A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto: Elas que lutem: quem vai isolar o racismo?.


Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page