top of page
Search

O USO DE MÁSCARAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO

Reportagem: Caroline Rossetto



Na última semana, uma decisão polêmica foi anunciada. A Anvisa flexibilizou o uso de máscaras em serviços de saúde, como em hospitais.


A obrigatoriedade está em vigor desde o decreto oficial em abril de 2020, com a pandemia da COVID-19 quando os imunizantes ainda não estavam sendo aplicados.


A decisão foi tomada através de muitas pesquisas e discussões sobre o assunto, já que devido ao avanço da vacinação no país, as internações e mortes pela doença estão em declínio.


A decisão polêmica é que, mesmo com a redução de mortes, os profissionais de saúde não estão de acordo com o decreto. É o caso da enfermeira Fabiana dos Santos:


“Eu não acho seguro no momento, porque houve um aumento no número de casos, inclusive em pacientes que já estão internados. Apesar de que, graças à vacina não ter mais essa mortalidade que tinha no início da pandemia, mas ainda assim pessoas que estão com o quadro clínico instável podem acabar agravando, ainda com as vacinas aplicadas. Então, eu acho meio complicado deixar de usar nesse momento. Acredito que esperar um pouco mais seria mais seguro e mais correto”, confirma.


Ainda assim, a proteção facial segue obrigatória em alguns casos como: profissionais que fazem triagem de pacientes, pessoas que estão sintomas gripais ou que estiveram em contato com pessoas contaminadas nos últimos dez dias, visitantes ou acompanhantes de pacientes acamados e na área de internação, enfermarias, unidades de terapias intensivas e corredores e não retirá-las enquanto estiver dentro do local.


Vale lembrar que o uso para os demais profissionais de saúde continua sendo obrigatório.


A Anvisa reforça que é necessário se manter 1,5 m longe e continuar com o uso de álcool em gel nas mãos e braços e evitar o toque no nariz e boca.


Mesmo com mais de A medida vale para todo o Estado de São Paulo. As recomendações continuam seguindo as normas de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que, de tempos em tempos, permanece em constante reavaliação com base em dados da evolução da pandemia e no comportamento da sociedade.


A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Clementina de Jesus e a Voz dos Terreiros da Senzala. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


bottom of page