top of page
Search

O GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS NEGA RETIRADA DE CÂMERAS NOS UNIFORMES DE POLICIAIS.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

No primeiro dia útil de 2024, o governador Tarcísio de Freitas, admitiu que não irá investir na compra de novas câmeras, que são utilizadas nos uniformes de profissionais da Polícia Militar de SP.

 

O atual governador de SP, desde a sua candidatura, defende a tese que o uso das câmeras não traz nenhum tipo de efetividade para a segurança dos cidadãos paulistanos.

 

Apesar do serviço não ser descontinuado, o governador congelou o investimento para a aquisição de novos aparelhos. Tarcisio comentou sobre a sua decisão:

 

“Acho que estamos falando a mesma coisa, a grande questão é o tempo. Questão temporal. Neste primeiro momento, a gente vai tocar o projeto e o programa do jeito que ele está e tem gerado avaliações positivas. tem trazido uma percepção de segurança para segmentos importantes da sociedade, segmentos mais vulneráveis que precisam ter essa percepção de segurança. Não vamos alterar nada. Para quem está esperando que a gente mexa nesse programa, ao longo do tempo vamos observar e avaliar como qualquer outra política”, diz ele.

 

O programa “Olho Vivo” começou de forma experimental, em 2020, ainda na gestão do então governador, João Dória. Estudos feitos em parceria com a UNICEF e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que a letalidade de PMS em serviço caiu quase 63% em comparação aos dados coletados em 2019 e por fim, em 2022.

 

O resultado desses estudos apontou também que, as câmeras são excelentes aliadas e uma das principais responsáveis pela redução do número de mortes, consideradas suspeitas de policiais que estão em serviço.

 

No ano de 2023, Tarcisio de Freitas, após inúmeras cobranças, comentava sobre rever essa situação e que futuramente, iria adquirir novos equipamentos e que o programa seria expandido em 2024, o que não irá acontecer.





A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto “A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


 

bottom of page