top of page
Search

CONHEÇA A COLEÇÃO BRASILIANA NO ITAÚ CULTURAL

Disponível em dois andares do Itaú Cultural, totalizando 514 metros quadrados, a exposição permanente inaugurada em dezembro de 2014, certamente, é um dos lugares queridinhos dos paulistanos e turistas.


Reportagem: Caroline Rossetto


A escada imponente ao redor de desenhos de nossa fauna e flora nos convida para uma imersão única na história brasileira desde o descobrimento até a chegada da família real portuguesa em nosso país.


É uma das maiores coleções de arte da América Latina. A pesquisa começou em 2009 e nos revela cinco séculos de nossa história, com o objetivo de divulgar esse importante acervo divididos em nove módulos, de acordo com cada período histórico. São mais de 1300 obras reunidas, através de mapas, fotos, desenhos, cartografias, além de moedas, barras de ouro, condecorações e objetos da época que mostram o pensamento da época do descobrimento do Brasil.


A coleção, iniciada por Olavo Setúbal, começou na década de 1970, apaixonado por História do Brasil, que começou a pegar objetos que acreditava serem importantes na história brasileira e começou um estudo para entender melhor o comportamento da época e a sua relevância.


Essa visão, que não veio de nenhum artista nesse período, são de relatos e descrições criadas na Europa. O tema predominante era sempre o canibalismo que estão presentes nos desenhos feitos.


Em um panorama do passado/presente, cujo indígenas eram levados a Europa, pois eram considerados exóticos em relação ao padrão europeu há mais de 500 anos e atualmente, onde vemos conteúdos audiovisuais e artísticos dos povos originários, muita coisa mudou. É a visão da estudante de Direito, Vitória:


“É a minha primeira vez no Itaú Cultural e eu acho esse espaço muito importante. A arte serve para dar voz aos oprimidos atingirem a suposta democracia que existe aqui. É importante que eles tenham esse espaço para que eles possam contar a história deles, porque tudo foi ocultado e manipulado com a visão eurocêntrica do homem branco. Então, o ideal é que a arte seja esse meio pelo qual eles estão distantes, mas que eles possam encontrar a democracia de fato”, afirma.


Essa exposição permanente do Itaú Cultural já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Ceará e se fixou na capital. É um grande sucesso de público.


O acesso a coleção é gratuito e está localizado na Avenida Paulista, 149 - Metrô Brigadeiro, de 4as às Sextas-Feiras, das 11h00 Às 20h00.


A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Clementina de Jesus e a Voz dos Terreiros da Senzala. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


bottom of page