top of page
Search

AGORA É OFICIAL: LEI DA OPERAÇÃO URBANA DA REGIÃO DO TAMANDUATEÍ É SANCIONADA EM SÃO PAULO.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

O Prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã da última quinta-feira (10 de janeiro), na antiga fábrica da Antarctica, na Mooca, para sancionar a lei da Operação Urbana da região do Tamanduateí.

 

Esse projeto de lei é uma série de ações para o desenvolvimento econômico e revitalização dos bairros do entorno do Tamanduateí como: Cambuci, Mooca, Henry Ford, Vila Prudente, Vila Carioca e Ipiranga, nas zonas leste e sul da capital paulista.

 

A sanção, que foi aprovada em dezembro de 2023, prevê a geração de emprego e renda, reurbanizando, mantendo indústrias e empresas em atividade. A lei de Operação Urbana contempla as questões de enfrentamento climático, contornando a escassez de áreas verdes, com a promessa de construção de 12 novos parques até o final do ano e a reabertura de trechos canalizados próximos ao Rio Tamanduateí.

 

A expectativa para esse novo plano urbanístico é a criação de 313 mil novos postos de trabalho, diversificando a qualidade econômica do entorno, melhorar a mobilidade urbana com a abertura e requalificação de novas vias, além de reformas de calçadas e também beneficiar a população com a criação de novos espaços públicos, com o restauro e transformação de três edifícios históricos e tombados pelo Departamento de Patrimônio Histórico, sendo eles: a Antiga Fábrica Antarctica, a Tecelagem Labor e a Oficina Casas Vanorden, todas na Mooca.

 

O Secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho, contou que uma das maiores preocupações é revitalizar essas áreas, já que São Paulo é uma cidade com várias cidades em uma:

 

“São Paulo é uma cidade policêntrica. Tem várias centralidades. Nós temos várias cidades dentro da cidade de São Paulo e qual é o objetivo claro de uma Operação Consorciada? É resgatar esse conceito, revitalizar locais e é uma nova centralidade. E a população daqui, que trabalha, que estuda, que possa ser ampliado todos os espaços com novo adensamento. É importante deixar claro que esse assentamento está sendo propiciado através dessa operação urbana, com os recursos que virão dessa operação urbana. Nós vamos ter 35% desses recursos que vão ser angariados e destinados para habitações de interesse social. É muito importante mencionar isso, já que que vai ter a possibilidade de pessoas com faixas socioeconômicas estarem próximas da região central, e principalmente usufruir dos equipamentos e das atividades do próprio bairro”, diz ele.

 

Para o acompanhamento dessas obras, foi criado um grupo de gestão, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Licenciamento e Urbanismo e participação ativa de órgãos e entidades privadas e com a sociedade civil.

 



 

 A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page