top of page
Search

A PRIVATIZAÇÃO DA SABESP JÁ É UMA REALIDADE PRONTA PARA SAIR DO PAPEL.

Reportagem: Caroline Rossetto


O projeto de privatização da SABESP do deputado Barros Munhoz (PSDB) foi aprovado na Câmara Municipal de SP.


A futura privatização é positivamente defendida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que explica os possíveis benefícios em que ele acredita que a população deverá ter, se a privatização for concretizada:


“Mobilização de capital, universalização de serviços, redução desse prazo de universalização e redução de tarifas. Esses objetivos são plenamente alcançáveis. Observe: a gente pode mobilizar um valor de capital extremamente significativo. A gente está falando aí de R$60 ou 70 bilhões. Os municípios terão a garantia pela regulação via contrato que o investimento vai ser realizado. Ah, mas qual é o medo do prefeito? A Sabesp muda de mão e deixa de ser estatal e aí o pessoal não considera que 49,7% das ações da Sabesp já estão nas mãos de um capital privado e o governo tem 50,3%. Então, o que a gente está discutindo? Controle, governança e eficiência. Ah, o investimento não vai ser feito. Falso. Será feito porque a gente vai amarrar isso contratualmente e vai regular. Outra questão que propagam com receio: Ah, mas a tarifa vai aumentar e o privado vai aumentar o preço. Um dos grandes ativos da Sabesp hoje são os contratos de concessão e dentro dessa operação de capitalização a gente faz a prorrogação antecipada dos contratos de concessão e isso gera um upside na modelagem gigantesco. Esse upside vai ser integralmente na redução de tarifas”. diz ele.


Apesar da privatização ser quase uma realidade e com as negociações avançadas, o povo paulistano é contra. Cerca de 53% dos habitantes da cidade afirma que é um desrespeito e uma afronta à qualidade de vida das pessoas. Especialistas afirmam que a qualidade da água vai piorar e o preço vai aumentar de uma maneira exorbitante.


O governador também não questionou o público e nem encomendou estudos para saber se a privatização era algo viável para a cidade de São Paulo.


Esse projeto de lei (PL1501/2023), foi protocolado no dia 17 de outubro de 2023, em caráter de urgência. Em pouco mais de um mês, passou por diversas comissões e segue agora para ser votada em plenário.


Algumas mobilizações serão feitas em frente a Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir de 3a feira (28/11) com o objetivo de conter o avanço dessa proposta.


Com 50 anos de funcionamento, a Sabesp atua em 375 municípios do Estado, atendendo quase 29 milhões de pessoas com diversos níveis sociais e econômicos.





A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


bottom of page