top of page
Search

A PREFEITURA DE SÃO PAULO INAUGURA O CEI JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, NA ZONA SUL DA CAPITAL.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

No último dia 21 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a CEI Júlia Lopes de Almeida, na Zona Sul da capital paulista.

 

A creche está localizada no térreo dentro do condomínio Girassol, que fica na Represa Billings e foi construída pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais. A creche tem a capacidade de atender 96 crianças de 0 a 3 anos de idade. Essa unidade será gerenciada pelo Instituto Pleno Viver e já está em pleno funcionamento.

 

O nome da creche é em homenagem à escritora do século XX, Júlia Lopes de Almeida, que foi a única mulher a participar da idealização da Academia Brasileira de Letras. No entanto, não foi nomeada na época:

 

O prefeito esteve presente na inauguração e contou mais sobre a história de vida e superação da mulher homenageada:

 

“Estamos denominando essa creche de Júlia Lopes de Almeida. Ela tem uma história muito interessante: Ela era escritora, professora e jornalista, se eu não me engano e ela foi indicada a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. E chegando lá, ela foi excluída. A academia Brasileira de Letras, naquela época, excluía as mulheres. Só podia participar homens. É uma coisa tão impressionante que a gente fica com dificuldade de acreditar que certas coisas já aconteceram. Como mulher não podia votar e nem jogar bola, mulheres também não podiam participar da Academia Brasileira de Letras. Como ela fez parte do grupo de intelectuais e deu uma grande contribuição como escritora, ela foi vetada. E a Academia só passou a integrar mulheres em 1977, com a eleição de Rachel de Queiroz. Em 2017, a Academia reconheceu que a Julia deveria ter sido incluída entre os escritores da instituição. Ela faleceu em 1934 aos 72 anos de idade. Portanto, essa homenagem tem um significado duplo para nós. Esse significado tem a importância da literatura, dos escritores, das escritoras e tem o significado também do avanço dos direitos das mulheres”, afirma ele.

 

Segundo dados da Prefeitura, essa é a 15ª unidade entregue para a cidade de São Paulo e que é o terceiro ano consecutivo que a fila de espera para matrícula está zerada. Existe uma previsão de entrega de 45 novas unidades até o final da gestão atual, em 2024.





 A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto “A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page