top of page
Search

RAPPER CRÔNICA MENDES DIVULGA O SEU TRABALHO EM ENTREVISTA A PODCAST.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

  

Em 2024, o premiado rapper Crônica Mendes, o “Príncipe do Gueto, lançou o 5o álbum “Mais de Um Tribo”. O artista participou da gravação de um podcast, na sede do Fórum Democracia na Comunicação, e contou sobre a sua trajetória na música, cultura, os 51 anos do hip-hop no mundo, preconceito e o futuro da música.

 

O rapper iniciou a sua trajetória na década de 1990 e logo fundou a banda “A Família”. Seu reconhecimento veio após 2004 e já pode ser considerado um dos grandes nomes do rap nacional. Mendes trabalhou com ícones da música como Wilson Simoninha, DJ Alpiste, Fernando Anitelli, vocalista do Teatro Mágico e muitos outros.

 

Em entrevista ao podcast, Crônica Mendes, nos contou um pouco mais sobre a importância de sua mensagem para a periferia:

 

“É importante a gente mostrar que por mais tenha toda essa evolução tecnológica através da Internet e tudo mais, as rádios comunitárias são veículos extremamente importantes para que a gente possa manter a nossa comunicação, o alcance da nossa voz e a voz da periferia, aos corações e as mentes, que a gente possa levar a nossa cultura. As rádios comunitárias não estão sozinhas, assim como o rap também não está”, diz ele.

 

Em 2024, o Hip-Hop no Brasil completa 50 anos de existência. Mendes conta que foram anos de muita luta, combatendo o preconceito e a fama de ser marginalizado. O artista afirma que o estilo musical é gerador de emprego e renda, dando oportunidade de trabalho para muitas famílias.

 

O Rap e o Hip-Hop é também considerado um estilo de vida, que também abrange a cultura urbana: como o grafite, o break dance, batalhas da dança e de rima, expressando, criticando e denunciando o racismo, a violência, a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso a conexão de suas verdadeiras raízes.


 



 

 A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

 

bottom of page