top of page
Search

PRF LANÇA SISTEMA SINAL DESAPARECIDOS

‘’Sistema tem como objetivo viabilizar uma fácil e rápida localização das pessoas desaparecidas, contribuindo para um desfecho positivo dos casos’’.


Reportagem por Patricia Canuto

O desaparecimento de pessoas é uma questão sempre discutida nos parlamentos e Câmaras do Brasil inteiro. Por meio de Projetos de leis os parlamentares buscam atuar na prevenção e também nas buscas de desaparecidos. Andando lado a lado com eles, as polícias Civil, Militar e Federal também realizam ações para tentar localizar essas pessoas e dar um alívio ao coração dos familiares, que na maioria das vezes se sentem desamparados diante de uma situação tão delicada e triste.

De acordo com dados do governo federal, somente em São Paulo, no ano passado, foram registrados 18.909 desaparecimentos e 16.317 encontros de pessoas. Em 2019, foram 18.913 e 15.069, respectivamente. Ao todo foram quase 63 mil pessoas desaparecidas em 2021.

Foi pensando nisso que a PRF lançou no dia 22 de fevereiro o sistema Sinal Desaparecidos, que tem como objetivo viabilizar uma fácil e rápida localização das pessoas desaparecidas, contribuindo para um desfecho positivo dos casos.

Agora as ocorrências podem ser registradas de forma prática através do site:desaparecidos.prf.gov.br ou ainda via telefone pelo número de emergência da Polícia Rodoviária Federal, o 191.

Após a validação do registro um sinal é disparado imediatamente a todos os policiais em serviço num raio de 500 quilômetros, com os dados da pessoa desaparecida. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Um ponto importante a ressaltar aqui é que o sistema não substitui o registro da ocorrência nas delegacias. É obrigação dos familiares e amigos o aviso do desaparecimento após as 24h.

Por fim, comunicar a uma autoridade fato criminoso que não existiu é crime previsto no artigo 340 do Código Penal com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. Por isso, seja responsável ao usar o sistema ou ir até uma delegacia realizar uma ocorrência.

A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Elas que lutem: quem vai isolar o racismo?. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page