top of page
Search

O projeto “O MUNDO JABAQUARA” resgata a culturado bairro

Ação da SubPrefeitura tem como objetivo levar entretenimento, lazer e cultura para os moradores.


A SubPrefeitura do Jabaquara inaugurou o projeto “O Mundo Jabaquara”, nos dias 24 e 25 de julho de 2021. Essa iniciativa, que ocorre mensalmente, está em sua 4ª edição.


Esse projeto, tem como objetivo, resgatar a cultura do bairro, levando entretenimento, ações de cidadania e zeladoria, para os moradores das comunidades e periferias e também para que possa repercutir para as novas gerações.


Quatro meses depois da primeira edição, os eventos têm atraído bastante público e feito muito sucesso, com uma participação massiva dos membros da comunidade, segundo o Supervisor de Cultura da Subprefeitura, Cesar Luiz Paschoal. “Esses eventos são muito bons para a comunidade. Incentiva a criançada. Levamos o poder público para esses encontros, como o Procon, para que eles possam sentir-se amparados”, afirma ele. Além de serviços de cidadania, o projeto também oferece cursos gratuitos para os interessados como: fotografia, economia criativa, dança, capoeira, maracatu, entre outros.


O bairro do Jabaquara tem apenas um centro cultural que atende uma parcela da população: o Sítio da Ressaca, uma casa de estilo bandeirista do ano de 1719 e que atualmente, possui atividades ligadas à história afro-brasileira. “O Jabaquara tem pretensões de investir em mais equipamentos culturais no bairro. O Sítio da Ressaca, por exemplo, tem investido em muitos trabalhos bacanas, como oficinas.


O que falta é divulgação. Já foi pior, mas está melhorando.” afirma. Na última edição, houveram jogos esportivos para as crianças, vacinação gratuita para cães e gatos, palestra sobre como escovar os dentes corretamente, grafites, apresentação de maracatu e produção de plaquinhas de identificação para pets. SÍTIO DA RESSACA Procurada pela reportagem da Rádio Star Sul para conversar sobre as demais ações culturais no bairro, o Sítio da Ressaca não atendeu aos telefonemas.


Reportagem: Caroline Rossetto



bottom of page