top of page
Search

O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL TRAZ A MOSTRA “MARC CHAGALL: UM SONHO DE AMOR”

Reportagem: Caroline Rossetto

No dia 08 de fevereiro de 2023, o Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou a mostra “Marc Chagall: um sonho de Amor”.


Logo na entrada, no térreo, somos recebidos com dois tecidos coloridos esvoaçantes. Da mesma forma como o artista enxergava a vida: delicada e pulsante, mesmo tendo presenciado as duas guerras mundiais.


Marc Chagall foi um artista russo judeu, nascido na antiga cidade russa Vitebsk, atual Belarus, em julho de 1887 e teve uma vida longeva: quase 100 anos. O artista atravessou a Revolução Russa e também viu a criação e consolidação do estado de Israel.


Marc Chagall é um dos maiores nomes da arte moderna, devido a sua linguagem única e printar a sua sensibilidade em suas obras.


Nos 4 andares do centro Cultural, estão expostas as quase 200 obras do artistas e algumas são “emprestadas” de coleções particulares, como o rico acervo da Fundação Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo.


A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, chegou em São Paulo trazendo novidades, como o livro “Maternité” com ilustrações de Marc Chagall e que pertenceu ao acervo literário do escritor modernista paulistano Mário de Andrade.


Cada um dos andares do Centro Cultural Banco do Brasil, traz um período artístico da vida de Marc. No percurso, vemos desenhos de fábulas russas, no 3º andar, vemos temáticas relacionadas a espiritualidade como passagens de trechos da Bíblia, como o livro de Êxodo. E a reação do público é sempre a mesma: de admiração. É o que diz a estudante Maísa Cardoso


“Eu achei a exposição muito interessante. É a forma como te cativa. Ele passa muita dor de fato e muito sofrimento. Eu achei as cores muito bonitas. Tudo. Achei completamente incrível o modo como ela te transporta para dentro do quadro. Eu não o conhecia, achei maravilhoso, é a primeira vez que eu ouvi falar dele. É muito bom”, diz ela.


Foram 3 anos de negociações para que a mostra chegasse ao Brasil, que antes estava exposta em Nápoles, na Itália.


Com estética cubista e cores gritantes, Chagall tinha uma temática social muito forte. Chegou a exilar-se em Paris, antes da Primeira Guerra Mundial e de lá, saiu os seus trabalhos mais intensos e sua primeira temporada de estudos na área.


Marc Chagall foi um apaixonado pela vida das pessoas, pelo seu trabalho e pelas suas obras. E essa mostra é um brinde à delicadeza de como ele utilizou a sua visão de mundo e imortalizada através de tintas e desenhos.


A exposição vai até 22 de maio de 2023 e os ingressos são gratuitos. O Centro Cultural Banco do Brasil está localizado no Centro Histórico de São Paulo.


A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Clementina de Jesus e a Voz dos Terreiros da Senzala. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page