top of page
Search

Novo Centro Especializado em Reabilitação é inaugurado na Zona Leste

O equipamento de saúde atende a região da subprefeitura de São Mateus, no bairro Jardim Quarto Centenário.

 

Por: João Victor Montoza

 

Crianças e adolescentes da zona leste da capital, que têm alguma dificuldade auditiva, intelectual ou motora, podem agora contar com o serviço do novo Centro Especializado em Reabilitação de São Mateus.

O espaço substitui o antigo equipamento da região, ampliando a capacidade de

atendimento para 1.500 pessoas e o número de profissionais disponíveis, que saiu de 38 para 78.

O novo equipamento agora é classificado como tipo 3, o que significa que o espaço atua em 3 especialidades, intelectual, motora e auditiva. Quézia, mãe de Anthony, de apenas 4 anos, relatou a importância do tratamento no desenvolvimento de seu filho.

“O Anthony de antigamente não é o de hoje, ele não falava nada, nem mamãe e nem papai, hoje ele fala, hoje ele entende os comandos [...] A terapia dele é extremamente essencial, evoluiu o Anthony de um jeito surpreendente.”

O serviço ainda trabalha na inserção e desenvolvimento social, como é o caso do Luiz, de15 anos, que pôde realizar um tratamento especializado com a apoiadora de saúde Sheila.

“Arrumei vários amigos, estou fazendo curso de cabeleireiro que a Sheila arrumou pra mim [...] quero trabalhar e ajudar minha família” - disse Luiz.

 

 

Novidades do novo equipamento

 

De acordo com a prefeitura, o custo mensal do equipamento será de aproximadamente 1 milhão. A estrutura conta com sete consultórios, e salas para atendimentos especializados, como de recursos sensoriais, fisioterapia, Nirvana, e outros. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre o processo de fiscalização dos equipamentos de saúde, que é realizada por ele e por órgãos fiscalizadores.

“Eu tenho falado bastante inclusive da importância dos conselheiros de saúde, são pessoas da comunidade, que eleitas, e nos ajudam, eu diria que os Conselheiros de saúde são os olhos do prefeito naquele ambiente. Fora a minha fiscalização, se você for na minha sala, tem pelo menos 20 equipamentos de saúde girando na minha tela”.

A unidade passa a funcionar na Avenida Ouro Verde de Minas, 1.195, e é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC.




A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto “A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

Commenti


bottom of page