top of page
Search

GOVERNO DE SÃO PAULO SUSPENDE O USO DE MÁSCARAS EM TRANSPORTES PÚBLICOS ( ÔNIBUS, TRENS E METRÔ)

Reportagem: Caroline Rossetto




Desde 4 de março de 2023, o Governo de SP aboliu a obrigatoriedade do uso de máscaras em transportes públicos como ônibus, trens e metrôs do Estado e da Capital.


A medida foi adotada novamente, em novembro de 2022, após a alta de casos do COVID-19 no país inteiro. Essa é a 2ª vez, por decreto, que a recomendação foi devido a quantidade de pessoas infectadas na capital. O primeiro decreto, foi em abril de 2020, quando os primeiros casos da doença chegaram na capital e ainda não havia o tratamento adequado para a cura do Coronavírus e a quarentena foi implementada no Estado inteiro.


A decisão da obrigatoriedade foi tomada, logo após a Anvisa liberar o uso em aeroportos e aviões. Segundo o órgão, eles estão monitorando a evolução da doença e a pandemia no Brasil parece estar sob controle e que os dados em alto não significam evolução ou que coloque em risco ou e comprometimento as unidades básicas de saúde do país inteiro.


Mesmo com a liberação das máscaras no Estado, agentes de saúde recomendam o uso em idosos acima de 65 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, com algum tipo de problemas respiratórios.


Apesar de parecer uma boa notícia, há aqueles que não se sentiram confortáveis com a notícia. É o caso da analista administrativo, Thamires Brandão de 40 anos:


“Gostei muito de ficar sem máscara e acredito que a liberação é boa para a respiração, mas eu também não acho certo porque é muito importante a saúde hoje em dia e precisamos estar sempre bem cuidado e amar o nosso próximo. Principalmente eu, que tenho um irmão especial e que eu sempre tenho que utilizar. Não me sinto segura em deixar de usar a máscara. Sempre estou atenta com a minha saúde e tomei as 4 doses da vacina”.


Desde que a campanha de imunização da Pfizer Bivalente e Pediátrica foram iniciadas na capital, já foram aplicadas mais de 700 mil doses até o momento.


O vendedor autônomo, Thiago Rodrigues, de 36 anos, também não concorda muito com a liberação do uso dessa proteção.


“ Eu não correto terem liberado o uso de máscaras, por conta que ainda tem Coronavírus e é muito grande a quantidade e ainda mais depois do Carnaval. Eu não acho correto. Por mim, deveria continuar o uso obrigatório de máscaras em todos os transportes públicos. Eu não me sinto seguro porque é muita aglomeração e acaba tendo pessoas doentes dentro e isso pode contaminar os outros. Então, eu não me sinto seguro”


No último boletim, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 28 de fevereiro de 2023, a ocupação de leitos na capital está em 66% nas enfermarias das unidades básicas de saúde.


A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Clementina de Jesus e a Voz dos Terreiros da Senzala. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page