Exposição ''Raio que o Parta: ficções do Moderno no Brasil''
- forumfdc
- Mar 22, 2022
- 2 min read
Updated: Mar 31, 2022
"exposição homenageia o centenário Semana da Arte Moderna e traz mais de 200 artistas em seu acervo'' .
Apesar de já estarmos no mês de Março, as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1992 continuam a todo vapor. São mais de 10 exposições de diferentes abordagens espalhadas por toda a Cidade de São Paulo.
Uma delas, localizada no 5° andar do SESC 24 de maio, República, se chama "Raio que o Parta: ficções do moderno no Brasil" e reflete sobre a noção de “arte moderna” no Brasil para além da década de 1920 e do protagonismo muitas vezes atribuído pela história da arte a São Paulo. Um ponto que agradou muito a educadora de Cultura Viviane Pinto.
"Quando eu vi a proposta da exposição o que me chamou mais atenção foi conhecer o Modernismo através de outras perspectivas além da Semana da Arte Moderna e dos artistas paulistanos, que sabemos a relevância, mas que também tem outros grandes artistas espalhados pelo Brasil que produziram arte nesse momento que tratam de um outro viés da realidade social" falou a educadora.
A dona Maria de Jesus Gonçalves, 60 anos, gostou bastante da exposição, mas aproveitou para trazer um contraponto.
''Eu estou gostando muito da exposição, eu acho que é uma exposição bastante completa, traz várias linguagens. A única coisa que me deixou um pouco confusa foi o itinerário para seguir, mas eu gostei muito" nos disse ela.
Ao todo a exposição conta com 600 obras de mais de 200 artistas que estão espalhados pelo Brasil, entre eles, Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral e Mestre Vitalino.
"Raio que o Parta: ficções do moderno no Brasil" tem entrada gratuita e ficará em cartaz até o mês de agosto, com os horários para visitação de terça a sábado, das 10h às 20h domingo e feriado, das 10h às 18h.
A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Elas que lutem: quem vai isolar o racismo?. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments