top of page
Search

Diálogo G20 debate sobre necessidade de ações para combater a desinformação

O evento paralelo e anterior a reunião do G20 reúne autoridades e representantes internacionais para discutir a integridade da informação

 

Por Gabriel Nassif

 

Autoridades e representantes internacionais discutiram, no Diálogo G20, possíveis ações de combate à desinformação. O evento aconteceu em São Paulo, organizado pelo Grupo de Trabalho Economia Digital do G20 Brasil.

O evento paralelo ao G20 propõe a discussão global sobre a integridade da informação. O objetivo é desenvolver um conjunto de ações mundial que garantam a democracia e o acesso à informação de qualidade. As ações serão apresentadas para os países membros do G20 durante a próxima reunião do grupo, em novembro, no Rio de Janeiro.

O evento teve a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência Da República, Paulo Pimenta, e representantes do alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Uma preocupação mundial

Na discussão, existe a necessidade de distinguir quais os limites de expressão nas redes sociais, e até onde é censura. O debate busca combater a desinformação a partir de ações mundiais que garantam a integridade da informação.

Para a subsecretária-geral da ONU para comunicações globais, Melissa Fleming, a preocupação está nos diversos ataques à democracia, disseminados através do discurso de ódio compartilhado nas redes sociais.

“Essas ameaças não são novas, as pessoas sempre tiveram discurso de ódio, mas essa escala global e o nível de sofisticação é preocupante” afirmou Fleming.

O ministro, Paulo Pimenta, reforçou ainda que o discurso de ódio afeta o exercício dos direitos individuais, como o direito à liberdade de expressão. “Não é um combate à liberdade de expressão”, afirmou Pimenta.

“A desinformação e o discurso de ódio afetam o exercício pleno de direitos individuais e coletivos. O enfrentamento a isso fortalece a liberdade de expressão”, completou o ministro.

 

Principais ameaças à democracia

Em conversa com a reportagem, Melissa Fleming comentou sobre as principais ameaças que a democracia enfrenta atualmente. Para ela, a integridade da informação e o conhecimento devem ser os pilares de trabalho no combate à desinformação global.

“Nosso cenário informacional está muito poluído com desinformação intencional. Isso realmente ameaça a democracia, que é baseada na integridade e no conhecimento, e nós precisamos trabalhar nesse pilar”, conclui Melissa.




A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto “A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

Comments


bottom of page