top of page

Casarões e vilas antigas se misturam com o cenário bruto de São Paulo

  • forumfdc
  • Feb 8
  • 2 min read

Os bairros da Aclimação e Bela Vista escondem patrimônios arquitetônicos repletos de história. Por Romulo Bonfim São Paulo preserva lugares impressionantes e curiosos, que passam muitas vezes despercebidos devido à falta de atenção e à pressa que corre nas veias do paulistano. Como os antigos casarões e as vilas históricas que resistem ao tempo e se transformaram em espaços culturais, ganhando destaque na cena turística da cidade. No bairro da Aclimação, não muito distante do centro, um casarão construído no início do século XX abriga a “Vila Secreta”. Idealizada pelo caixeiro viajante Raful de Raful, o local é uma viagem ao passado. Os visitantes conhecem uma cidade com direito ao paço municipal, capela, cadeia, além do grande casarão, decorado com os móveis e objetos do antigo morador. Um dos protetores do lugar, como gosta de se apresentar, Victor Raful é neto do caixeiro viajante. Para ele, as famílias que herdam os imóveis são responsáveis por manter a história da cidade. “A Vila Secreta nasceu de um momento do mundo onde tudo está mais exposto. As pessoas estão mostrando lugares, espaços, coisas estão se abrindo. Vai muito da consciência das famílias entenderem o quanto elas podem preservar aquilo para a cidade”, comenta Victor. O Museu dos Óculos Mais de três quilômetros a pé do espaço da família Raful, outro casarão preserva a história e o estilo de uma época: o “Museu dos Óculos”. Instalado na parte superior de uma casa construída em 1918, em seu acervo, 700 exemplares estão disponíveis para visitação, incluindo os óculos de artistas como Jô Soares, Elis Regina e a rainha do rock, Rita Lee. O administrador do museu, Harry George, conta que é um grande desafio manter e preservar um casarão do século passado, além de se orgulhar do patrimônio. “A melhor coisa do mundo é colocar um museu de coisas antigas em uma casa antiga, belíssima e restaurada. Foram anos de restauração, mas conseguimos”, conta o administrador do museu.

Outro local que chama a atenção do público é o “Centro Cultural Vila Itororó”. Localizado entre os bairros Liberdade e Bela Vista, o espaço foi projetado pelo filho de imigrantes portugueses, Francisco de Castro. Pequenas casas de aluguel foram construídas, além do palacete principal, onde morou o proprietário da vila até a sua morte. O curador da Vila Itororó, Diogo Viana, conta que os visitantes ficam impressionados com o palacete, construído com materiais de demolição do início do século XX, além da primeira piscina particular. “Além do palacete, elas buscam com curiosidade o rio Itororó, que tem a nascente aqui no terreno”, afirma Viana.




A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “Futebol: paixão nacional e interação social”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

PARCEIRO

bottom of page