top of page
Search

CASA DAS ROSAS: UM DOS ÚNICOS CASARÕES SOBREVIVENTES NA AVENIDA PAULISTA.

Reportagem: Caroline Rossetto

 


No promissor período cafeeiro de São Paulo, muitos barões de café se instalavam em grandes mansões na Avenida Paulista.

 

Mas uma dessas casas, que chamava atenção por ser diferente e cujo dono não tinha nada a ver com o manejo de café, a futura Casa das Rosas, assinada pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou o Mercadão de São Paulo, a Pinacoteca, o Palácio dos Correios, entre outros, foi habitada por 51 anos.

 

Com estilo neoclássico francês, possui 38 cômodos e um jardim com muitas flores de diferentes espécies, em especial, rosas. Daí, o nome.

 

O local foi desapropriado em 1986, após a morte de seu dono e já não tinha o mesmo glamour dos tempos de ouro. A Avenida Paulista já estava tomada por prédios modernos.

 

Em 2004, foi reinaugurada como Centro Cultural Haroldo de Campos e regularmente oferece exposições, oficinas e cursos. O local é excelente para contemplar a natureza.

 

A cantora Letícia Derkeki visitou a Casa das Rosas, pela primeira vez e nos contou o que achou:

“Nessa primeira impressão que eu tive, foi como se eu tivesse em uma máquina do tempo, que no meio de tanta movimentação e pessoas e pessoas, você vai para um lugar que parece que te leva para outro tempo e outro ambiente. Ver as paredes, a decoração, as flores, me remeteu a uma máquina do tempo e essa é a graça”, diz ela.

 

Atualmente, a Casa das Rosas está sem nenhuma exposição em cartaz, mas o local é livre para visitação. Está localizada na Avenida Paulista, 37. A entrada é gratuita e os horários de funcionamento são: terças-feiras aos domingos: Das 10h00 às 17h00.




A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto A LITERATURA NEGRA E PERIFÉRICA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

bottom of page