top of page

AS VENDAS DE JOGOS DE TABULEIRO CRESCEM NOS ÚLTIMOS ANOS, SEGUNDO A ABRINQ

  • forumfdc
  • May 9
  • 2 min read

Os board games continuam sendo uma opção de popular de diversão para o público

Por Victoria Marques

O segmento de jogos de tabuleiro, cartas, figuras e memórias tiveram um aumento de 13% das vendas de brinquedos no Brasil em 2024, segundo dados da Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos).

Jogos de tabuleiro, também conhecidos como “game board”, continuam muito populares e ampliaram seu público através do contato diferente, que exige que os participantes interagem entre si para que tudo funcione. Com o tempo, essa indústria cresceu, acolhendo mais pessoas e mais diversidade.

As ludorias, ou luderias, são espaços para reunir um grupo de amigos ou a família para jogar, e com o tempo também ganharam mais atenção do público. A pioneira no ramo, Lucy Raposo, fundou a Ludos Luderia em 2007 e contou que a indústria mudou: “Não tinha acesso, e não era barato. Acho que era até mais caro. [...] Hoje, a gente tem jogos de 1000,00 e de 35,00.”

“Acho que as pessoas estão comprando mais, tanto que as empresas de jogos estão crescendo muito no Brasil”, comentou Lucy. Segundo dados da Circana, as vendas de jogos de tabuleiro cresceram em 51% entre 2019 e 2023. Blocos de montar aumentaram em 34% e quebra-cabeças de mil peças registraram um aumento de 225% no mesmo período.

Ana Carolina Simonato costuma levar sua filha para jogar nesses espaços e descobriu que vai além de um momento sem telas, porque notou um impacto positivo no comportamento da criança, que faz essas atividades com uma psicóloga: “Ela tem jogos específicos que abordam questões como ansiedade, medo e paciência”.

Elisa Avelino, não conhecia o conceito das ludorias ainda, mas joga desde criança e compartilhou sua experiência nesse meio: “Eu brigo com o jogo. Eu me divirto com o jogo. [...] Eu acho que o jogo ensina a gente a perder”.



A Central de Notícias da Rádio Star Sul para a vida é uma iniciativa do Projeto “Futebol: paixão nacional e interação social”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

PARCEIRO

bottom of page