top of page

Aldeia do Futuro atua há 28 anos na transformação social do Americanópolis

  • forumfdc
  • Apr 13, 2022
  • 3 min read

Updated: Apr 27, 2022

Instituição atende crianças, adolescentes e idosos, fortalecendo vínculos e promovendo autonomia

Reportagem: ALINE MELO


Há 28 anos, um grupo de empresários deu início a um projeto para mulheres de baixa renda, em Americanópolis, nas proximidade do Jabaquara. Foram criadas oficinas de costura para que as mães pudessem empreender e ao mesmo tempo estar em casa com os filhos. O projeto se expandiu e hoje a Aldeia do Futuro atende crianças, adolescentes e idosos, fortalecendo vínculos e promovendo autonomia.


Quem nos conta sobre o projeto é a supervisora de programas educacionais da instituição, Sheila de Oliveira. “Após esse projeto de empreendedorismo feminino na comunidade de Americanópolis outra demanda surge para a Aldeia do Futuro, que é a procura e o interesse de adolescentes e jovens pela formação e capacitação profissional também visando habilidade. E aí inicialmente o projeto pra juventude surgiu também com 110 jovens capacitados e formados pra que a gente pudesse encaminhá-los pro mercado de trabalho e agregar na transformação da realidade dessas famílias.”


Apenas preparar os jovens com noções básicas para a entrada no mercado de trabalho não era a única demanda e a Aldeia do Futuro passou então a ofertar cursos profissionalizantes, que também dão às pessoas que são atendidas a possibilidade de empreenderam na sua comunidade, gerando novos empregos, renda e transformação social, por meio do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo.


“Onde ofertamos cursos profissionalizantes na área de fotografia, de estética e beleza, de gastronomia, auxiliar de recursos humanos e auxiliar administrativo.” As formações duram seis meses e ao final os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho ou incentivados a abrir o próprio negócio, com apoio do Seabre, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.


O projeto também atua no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas atendidas, no sentido de dar condições de que elas não somente entrem no mercado do trabalho, mas possam se manter empregadas. São trabalhadas as habilidades de relacionamento, comunicação, reflexão, entre outras. “Então esse curso que a gente oferece aqui visa o desenvolvimento integral dos nossos usuários pra que no final que também tenha duração de um semestre a gente possa encaminhar pro mercado de trabalho de forma eles consigam ficar.”


Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, a Aldeia do Futuro também faz um trabalho que visa o fortalecimento de vínculos, onde crianças entre 6 e 10 anos e adolescentes a partir dos 14 vão conviver com pessoas adultas de até 99 anos de idade. “Nós oferecemos aqui oficinas de intergeracionalidade, de diversas ações, para que eles possam conviver, para que a gente possa trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, trabalhamos com eles com apropriação cultural, com a ampliação do repertório cultural, visando mesmo que a própria comunidade melhore o relacionamento interpessoal, melhore a disposição de estar conhecendo e ampliando os espaços de convívio, que eles percebam o potencial do próprio território, trabalhamos a questão de respeito, a troca de experiências, a comunicação, então é um trabalho que a gente faz aqui muito rico pra estreitar o relacionamento da comunidade e assim fazer com que ela se ajude, com que ela se desenvolva através das nossas ações sempre pela garantia de direito e cidadania, que isso é uma coisa que fica muito aquém do que deveria ser.”


A Aldeia do Futuro fica na Rua Jorge Rubéns Neiva de Camargo, 228, Americanópolis. O telefone é o 5563-4436 e o site é www.aldeiadofuturo.org.br

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

PARCEIRO

bottom of page