top of page
Search

A PREFEITURA DE SÃO PAULO ESTUDA IMPLANTAR TARIFA ZERO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS

Reportagem: Caroline Rossetto



A Prefeitura de São Paulo defende, estuda e ainda reafirma o compromisso para a viabilização da tarifa zero nos transportes da cidade de São Paulo.


O prefeito Ricardo Nunes ainda salientou que espera obter a parceria do governo do estado e federal, em questão de financiamento para que a ideia se concretize. Os planos, são incentivar o uso do transporte coletivo, melhorar o meio ambiente e desafogar o trânsito de São Paulo, que é caótico, principalmente em dias de chuva.


A tarifa de transporte em São Paulo é uma das mais baratas do Brasil: R$4,40, que está congelada desde 2020, ano da pandemia de COVID-19. Desde então, não teve mais nenhum aumento.


Na última semana, Ricardo Nunes, foi ao Rio de Janeiro em um encontro com a Frente Nacional de Prefeitos e discutir ações para que no futuro, a gratuidade possa se tornar uma realidade para todos:


“No Congresso Nacional, tem um projeto de lei que define o marco regulatório do transporte coletivo. Estava arquivado e foi desarquivado em abril e estamos aqui, pela Frente Nacional dos Prefeitos, trabalhando para que seja discutido e votado essa questão do marco regulatório. O transporte coletivo é fundamental, como disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e vários prefeitos, que disseram que a gente precisa de uma discussão maior, trazendo o governo federal para essas questões, assim a discussão do Sistema Único de Saúde que é gratuito. Não tem como não falar sobre a questão do transporte coletivo, incentivar o uso e desincentivar o uso de transporte individual. Foi uma reunião muito produtiva e daqui, sairá uma série de trabalhos nessa questão do transporte”, afirma ele.


Atualmente, pouco menos de 8 milhões de pessoas utilizam ônibus e metrô diariamente. Antes da pandemia, eram quase 10 mil usuários por mês. São 2 milhões de usuários a menos. E a Prefeitura estuda o porquê dessa evasão.


O governo da capital ainda estuda melhorias: como renovação da frota e na modernização do sistema. No começo deste ano, cerca de 500 novos ônibus entraram em circulação na cidade. Além disso, estão pensando no conforto dos passageiros, como a implantação de ar condicionado. 90% dos novos ônibus já estão equipados com tomadas USB e 45% já contam com o sistema WI-FI.


A Central de Notícias da Rádio STAR SUL é uma iniciativa do Projeto Clementina de Jesus e a Voz dos Terreiros da Senzala. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.







bottom of page